Curiosidades Reciclagem - Lixo

21-03-2011 22:38

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

1 - Uma tonelada de papel reciclado poupa cerca de 22 árvores, economiza 75% de energia elétrica e polui o ar 74% menos do que se fosse produzido de novo.

2 - O Brasil é o campeão da reciclagem de latas de alumínio, com um índice de 87 %, equivalendo a 9 bilhões de latas.

3 - No ano de 1880, William Herchel fez uma importante descoberta. Estava interessado em saber a quantidade de calor que passava através de diferentes filtros corados que ele usava para o Sol e verificou que parecia que os filtros de cores diferentes deixavam passar níveis diferentes de calor.

4 - Todos os anos são arrancados da floresta Amazônica 28 milhões de metros cúbicos de madeira em toros. Desse total, só 4 milhões vêm de áreas em que se pratica manejo florestal. O restante provém de desmatamentos em propriedades particulares, terras públicas e áreas indígenas. É um negócio rentável a curto prazo, mas que pode ser demasiado arriscado quando visto pelos olhos das próximas gerações.

5 - A atual dieta alimentar baseada em produtos animais, com a sua agricultura intensiva, é responsável por uma série de problemas ambientais. Provoca direta ou indiretamente desertificação, degradação do ecossistema global, poluição dos oceanos, extinção ou diminuição de algumas espécies animais, destruição de matas, erosão do solo, mudanças climáticas.

6 - No ano 500 a.C., Atenas criou o primeiro lixão municipal, exigindo que os detritos fossem jogados a pelo menos 1,6 quilômetros das muralhas da cidade.

7 - O inventor inglês Peter Durand patenteou a lata de lixo em 1810.

8 - Aterros sanitários representam a maior fonte de metano produzido pelo homem. A cada ano, 7 milhões de toneladas de metano vão parar na atmosfera.

9 - Os americanos produzem 212 milhões de toneladas de lixo por ano, das quais 43 milhões de toneladas são restos de comida.

10 - Isso significa 711 quilos produzidos por habitante a cada ano.

11 - No Brasil, são 88 milhões de toneladas de lixo por ano, ou 470 quilos por habitante.

12 - Das 13.800 toneladas de lixo produzidas por dia na cidade de São Paulo, apenas 1% é reciclado.

13 - Curitiba é o município brasileiro que mais recicla: 20% de todos os resíduos.

14 - No mundo, o Japão é um dos países que mais reciclam: 50% do lixo é reaproveitado.

15 - Os americanos jogam fora 50 bilhões de latas de alumínio por ano.Todas as latas desse material que foram pra o lixo nos Estados Unidos nas últimas três décadas valem quase US$ 20 bilhões.

16 - No quesito alumínio, o Brasil vai bem: é o país que mais recicla latas no planeta. Em 2004, foram 9 bilhões de latinhas reaproveitadas ou 96% da produção total do país.

17 - A incineração de 10 mil toneladas de resíduos pode criar apenas um

18 - emprego, enquanto a reciclagem da mesma quantidade pode proporcionar a ocupação de 40 pessoas.

19 - Diariamente, cada um de nós é responsável pela produção de cerca de 1,3 kg de resíduos. No final de um ano são quase 500 kg. Desses resíduos, 9% são embalagens de plástico. 

20 - • A energia poupada pela reciclagem de uma garrafa de vidro é suficiente para manter acesa uma lâmpada de 100 watts durante 4 horas.

21 - Quando se inclui vidro de embalagens usadas na fusão das matérias primas que entram no fabrico do vidro poupa-se combustível, pois há menos matéria para fundir.

22 - Por cada tonelada de vidro usado incluída no fabrico de vidro poupam-se 1,2 toneladas de matérias-primas originais.

23 -  Uma tonelada de papel reciclado evita o abate de 15 a 20 árvores.

24 - A produção de papel reciclado permite poupar água necessária na produção de papel e diminuir o corte de árvores, contribuindo assim para uma floresta sustentável.

25 - O papel higiênico e os lenços de papel contêm entre 60 a 70% de papel reciclado e os jornais podem usar até 100%.

26 - A produção de papel reciclado consome 2 a 3 vezes menos energia que a produção de papel a partir da fibra vegetal.

27 - 5 garrafas de plástico recicladas dão origem a poliéster suficiente para uma camisola de manga curta XL. Para um par de calças chegam 10 garrafas. Se forem 25, fornecem material para uma camisola.

28 - Cada 100 toneladas de plástico reciclado evitam a extração de uma tonelada de petróleo.

29 - No caso do PET, a reciclagem utiliza (em média) apenas 30% da energia que seria necessária para a produção de matéria-prima virgem.

30 - Devido ao peso reduzido, o uso de plástico em automóveis reduz o consumo de combustível em 4%.

31 - A reciclagem de plásticos permite poupar petróleo e gás natural, as duas matérias primas neles mais utilizadas.

 

Atualizado em: 22/11/2011

 

Menu

 

 

 


Real Time Analytics Traffic web 888.com Betsson Casino bonuses William hill bingo Web Analytics